quarta-feira, 15 de julho de 2009

PSB afirma candidatura da deputada federal Lídice da Mata (BA) ao Senado

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou, em Salvador, o Congresso Municipal do partido para eleger o novo diretório da legenda no município e discutir, entre outros temas, a candidatura da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) ao Senado, o apoio à reeleição do governador Jaques Wagner (PT) para 2010, além de confirmar Celsinho Cotrim, como candidato que concorre em chapa única a reeleição a presidente da executiva municipal da legenda.

Estavam presentes no encontro, além de Celsinho Cotrim, o vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, a presidente estadual do partido, deputada federal e, atualmente, candidata ao Senado, Lídice da Mata, o dirigente nacional e estadual e candidato a deputado federal, Sérgio Gaudenzi, o deputado estadual Capitão Tadeu, os vereadores Orlando Palhinha e Laudelino Conceição, os representantes do Partido Verde, Jair Gomes, do PCdo B, Wesley Moreira, do PT, Paulinho Mota e o ex-vereador Valdemar Oliveira, que fizeram parte da mesa.

Antes de iniciar o encontro, o presidente da executiva municipal do partido, Celsinho Cotrim, pediu para que os presentes fizessem 1 minuto de silêncio em respeito ao falecimento do ex-deputado Mário Lima, que morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 74 anos de idade. O sepultamento foi no Cemitério Jardim da Saudade. O ex-deputado participou da elaboração da Constituição de 1986 e foi fundador do primeiro sindicato dos petroleiros do país. Eleito deputado federal pela primeira vez em 1962, pelo PSB, teve o mandato cassado em 1964 pelo governo militar, tendo seus direitos políticos suspensos até 1979.

O encontro contou com a apresentação da cantora Will Carvalho, que, acompanhada do seu irmão Wilson Carvalho, no violão, cantou, com a participação do público em um só coro, os Hinos Nacional Brasileiro e do Senhor do Bomfim. O presidente do diretório municipal do PSB, Celsinho Cotrim disse que, caso seja reeleito presidente regional da legenda, pretende fazer com que o partido trilhe o caminho, sem olhar para o retrovisor. "Estamos fazendo a diferença que, com 60 dias de gestão provisória para preparação ao Congresso Municipal, nós já pulamos de 370 para 1190 filiados que estão a fim de eleger o seu novo diretório e discutir as teses políticas partidárias", afirmou Celsinho. Ele disse ainda que o partido continua, de forma intransigente, apoiando o governo Wagner. "Estaremos com Wagner apoiando a sua reeleição em 2009 com os nossos dois vereadores Lau e Palhinha, a deputada federal Lídice da Mata e o deputado estadual Capitão Tadeu", afirmou. Quanto ao nome da deputada federal Lídice da Mata, na disputa por uma das cadeiras do Senado, Celsinho relatou que os partidos do interior e da capital já aprovaram indicativos à executiva estadual para que apresente o nome de Lídice como candidata ao Senado federal na chapa junto com Jaques Wagner na sua reeleição.


A deputada federal e, atualmente, candidata ao Senado, Lídice da Mata, afirmou o seu apoio à reeleição do governador Jaques Wagner. "Estamos no projeto político que ajudamos a construir na Bahia e que o tornou governador do nosso Estado", reforçou Lídice. Perguntada sobre a possibilidade de ser a primeira representante baiana no Senado Federal, Lídice disse que será um momento extraordinário, mas adiantou que não pode falar do futuro com algo certo. "Então, eu sou candidata, e o fato de ser candidata, já é algo extraordinário no país onde a representação feminina no parlamento nacional é absolutamente aquém da maioria dos países; não diria nem do mundo, só da América. É muito ruim a representação feminina do ponto de vista numérico no Brasil na Câmara Federal onde nós somos menos de 10%; no Senado somos apenas 11%", informou. Lídice assegurou que, caso seja eleita, pretende dedicar o seu mandato como senadora aos problemas do desenvolvimento da Bahia, abordando as questões sociais do Estado e as questões no que dizem respeito à população mais pobre.


O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse que a reeleição de Celsinho Cotrim frente à executiva municipal significa uma renovação para o partido. "Neste caso, é uma revitalização do partido, é a ascensão da militância da direção partidária. Nós depositamos muita esperança no trabalho dele e acreditamos no fortalecimento do partido", elogiou. Sobre a estratégia que a legenda pretende usar nas eleições para 2010, Amaral comentou sobre duas estratégias, pois a primeira delas é manter o atual projeto político; um outro projeto é eleger um maior número possível de deputados federais. Ainda conforme o vice-presidente nacional da legenda, o fato de Lídice ser candidata ao Senado, representa o fortalecimento da bancada do partido no Congresso Nacional. "É importante, porque nós somos poucos senadores e um senador para a Bahia é muito representativo no quadro nacional", concluiu.

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: