quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nota de pesar - D. Maria do Paraguaçu

NOTA DE PESAR

A comunidade de São Francisco do Paraguaçu sofre mais uma perda com o falecimento de D. Maria das Dores vitimada por um acidente vascular no dia 29/12/2008. Fundadora da Associação quilombola, liderança expressiva da comunidade, foi uma militante ardorosa pelas causas dos remanescentes do quilombo do Boqueirão. Sua principal característica militante foi a generosidade com todos aqueles com os quais teve a oportunidade de convívio.
Personagem central do documentário “Maria do Paraguaçu”, O falecimento de D. Maria ocorre em seguida ao do dirigente Sr. Altino da Cruz, no dia 18/12/2008. Suas presenças foram marcantes em todas as lutas, contribuindo sempre com as elaborações políticas.
Nossa homenagem aos amigos, que agora perdemos, manifestando o reconhecimento e a admiração do coletivo de nossa entidade pela obstinada perseverança, para concretizar o ideal de seus ancestrais e irmãos negros.
O Instituto Búzios compartilha com a comunidade e as famílias a tristeza pelo falecimento dos companheiros. Que os seus legados sejam assumidos por cada um e uma de nós para que continuemos na batalha solidária pelo direito às terras e ao modo de vida dos quilombolas. Reiteramos a nossa solidariedade ativa na continuidade da resistência e da luta de São Francisco do Paraguaçu-Boqueirão.
Salvador, 30 de dezembro de 2008
Valdisio Fernandes
Coordenador Geral
www.institutobuzios.org.br

Nenhum comentário: