terça-feira, 7 de abril de 2009

Seminário reune negros e negras e decide pela criação da ANADIP-BRASIL

É com grande satisfação e alegria que informamos à Negritude Socialista Brasileira – NSB do PSB e aos demais interessados no tema sobre a realização do seminário intitulado “Partido Negro e Negras e Negros em Partidos Não-Negros: Como Andam Essas Relações?”, o qual teve o objetivo de continuar aglutinando companheiros e companheiras em torno do nosso projeto/proposta de criação da ANADIP-BRASIL – Associação Nacional de Afros Dirigentes Setoriais de Partidos Políticos do Brasil, ocorrido em Salvador no ultimo sábado, 24 de janeiro do fluente ano. Do referido seminário participaram, dentre os partidos convidados, o PSB, PDT e o PSOL, dos quais os representantes presentes foram designados para o evento. e o PT e PCdoB que se fizeram representados através de militantes e membros dos setoriais de ambos, porem sem designação para representá-los.

Participaram também representantes e membros de entidades e instituições do tipo SPD – Sociedade Protetora dos Desvalidos, CONEN Fórum-Bahia, CEN-Bahia, Associação Cultural Aspiral do Reggae, CNNC-Bahia, Grupo Cultural e Banda OsCaraVelhos, Balé Folclórico da Bahia, Grupo Cultural e Carnavalesco CHABISC, ANAAD, OAB-Bahia, UNEGRO, ACREBIA – Lauro de Freitas-Bahia, JSB – Lauro de Freitas-Bahia, Grupo Renascer – Gestor da Escola Aberta do Calabar – Salvador-Bahia, AMORES, D.A. de História – UFBA, Ciclo Palmarino. Níger-Okan e Pérola Negra Afro Centro – PENACEN e INSTITUTO DENEGRIR BRASIL que em parceria com a CCP ANADIP-BRASIL promoveram o seminário.

O seminário foi bastante representativo e dentre as deliberações aprovou-se a realização de uma nova reunião após o carnaval de caráter estadual e, se possível, também nacional, aproveitando a presença de muitos e muitas que se deslocam para Salvador-Bahia, no período.

Tambem foi constatado que os designados e outros presentes estavam tensos e apreensíveis, o que pareceu ter sido em função do peso do tema do seminário, o que após a abertura do mesmo, verificou-se o distencionamento de todos.

Segundo a coordenação do seminario, um relatório com fotos está sendo produzido para ser enviado aos participantes e, conseqüentemente, às suas entidades e instituições, bem como para compor os anais da ANADIP-BRASIL.

“Estamos certos de que esse é o caminho, tendo em vista que a aceitação da idéia da criação da ANADIP obteve o apoio unânime, já que as discussões em torno da criação do Partido Negro, por demais que tenha amadurecido, ainda geram fortes mais positivas e, a nosso ver, produtivas polemicas. E a ANADIP é fruto indubitável delas”. Afirmou Jorge Eumawilyê, Coordenador e um dos organizadores do Seminário.

Dentre as Bandeiras a serem empunhdas pela ANADIP-BRASIL estão a mobilização nacional pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial com o respectivo Fundo de Financiamento; a inserção no processo de instalação da 6ª Região da África na Diáspora, a Manutenção dos Cotistas nas Universidades e Faculdades brasileiras: Avaliação, Seleção e Implementação das ações doorrenbtes do CONNEB, que se realiza em paralelo ao Fórum Social Mundial, em Belém do Pará.


Jorge Eumawilyê Santos
Coordenador Nacional da Negritude Socialista Brasileira -

Nenhum comentário: